Os grandes portugueses

E o grande português é... o mais que anunciado António de Oliveira Salazar! Uma vez chegado ao fim do programa, é altura de se tirarem ilações da votação.
Se por um lado, tudo isto não passou de um concurso e, por isso, vale o que vale, o que é certo é que é difícil de compreender como é que a população portuguesa colocou nos 2 primeiros lugares um fascista (provavelmente, o maior responsável pelo significativo atraso de Portugal relativamente aos outros países desenvolvidos) e um comunista ortodoxo cujos ideais implicavam também uma restrição dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

Terão sido os grupos nacionais fascistas que fizeram um conluio para que Salazar vencesse? Terá sido um voto de protesto da população contra o regime actual e contra as políticas governativas dos últimos anos? Terão sido os mais jovens que, influenciados por aquilo que ouvem, se decidiram por este resultado? Terá sido um pouco de tudo isto?
Frequentemente se ouve a população nacional a dizer que "eram precisos dois Salazares em cada esquina..."Ora, eu não sou do tempo da ditadura, mas tenho a ligeira sensação que, se vivessemos no fascismo, as pessoas que hoje dizem isso, rapidamente mudariam de opinião... Deixem-se de hipocrisias, toda a gente sabe (ou pelo menos tem uma ideia) do que é o fascismo. Será que querem (voltar) a não ter quaisquer direitos??? Tenham juízo...
Os resultados finais da votação foram os seguintes:
1º António de Oliveira Salazar - 41,0%
2º Álvaro Cunhal - 19,1%
3º Aristides de Sousa Mendes - 13,0%
4º D. Afonso Henriques - 12,4%
5º Luís de Camões - 4,0%
6º D. João II - 3,0%
7º Infante D. Henrique - 2,7%
8º Fernando Pessoa - 2,4%
9º Marquês de Pombal - 1,7%
10º Vasco da Gama - 0,7%
Nº total de votos válidos recebidos: 159.245
Nº total de chamadas recebidas: 214.972